Tel: (27) 3373-3968 / 99984-1105

10 Curiosidades sobre orquídeas que você não sabia
Publicado em 20/10/2017

Um dos motivos que tornam as orquídeas tão populares é a sua variedade de cores e formas que encantam qualquer pessoa, fazendo-a tão desejada àqueles que almejam pelo menos um pequeno exemplar.
Iremos mostrar abaixo, as principais curiosidades a respeito das orquídeas para que você possa encontrar novos motivos para admirar ainda mais essa espécie:

1 - O Formato das Orquídeas
Se pensarmos nas espécies de Orquídeas chegaremos a conclusão de em grande parte dos casos não se trata de um espécime muito vistoso, porém, as suas formas intrigantes é o que a torna uma planta bastante cultuada pelos aficionados.


2 - As orquídeas só não existem na Antártida
As orquídeas são encontradas em suas mais variadas formas e cores nos cincos continentes (América, Ásia, África, Europa e Oceania) do mundo, menos na Antártida, devido ao seu clima com aproximadamente  - 40 °C.


3 - Orquídeas não são parasitas
Como muitos pensam, orquídeas não são plantas parasitas, ou seja, elas não sugam ou prejudicam as árvores as quais são suas hospedeiras. Elas são plantas epífitas (vivem sobre outras plantas, sem retirar seus nutrientes, mas apenas usando-as como suporte), que se nutrem, em seu meio selvagem, apenas do material em decomposição que cai das árvores e que acumulam em suas raízes.


4 - Elas não tem utilidade a não ser a ornamental
Geralmente as plantas possuem alguma finalidade comercial para as indústrias farmacêuticas ou de cosméticos. As orquídeas, porém, não possuem nenhuma utilidade que não seja ornamental, ou seja, de decoração.
Um dos seus poucos usos, podemos citar o gênero Vanilla, que é feita a produção de baunilha a partir dos seus frutos, que ainda assim, não é feita em larga escala, porque sai mais barato produzir artificialmente.


5 - O Equador é o país onde se encontram o maior número de espécies de orquídeas
Com tantos colecionadores e orquidófilos a procura de uma espécie rara, alguns chegam a pagar pequenas fortunas qualquer que seja o lugar no mundo. O Equador, por exemplo, é o país onde se encontram o maior número de espécies de orquídeas no mundo, com mais de 3.549 plantas, seguido por Colômbia, com 2.723, Nova Guiné com 2.717 e Brasil, com 2.590.


6 - A maior orquídea brasileira pode chegar até 6 metros de altura
A Epidendrum scalares foi a maior orquídea encontrada no Brasil. Ela se encontra nos estados de Minas Gerais e Bahia, e pode chegar até 6 metros de altura.


7 - Orquídeas negras?
Há várias imagens de orquídeas com a coloração negra na internet, porém essa espécie não passa de mito. A flor que mais se aproxima desse tom são as microorquídeas dos gêneros Pleurothallis e Maxilarias e o Catasetum tenebrosum, que são encontradas no Peru. 


8 - Elas produzem seu próprio alimento
Orquídeas se classificam como plantas autótrofas, ou seja, possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento. Isso acontece devido ao processo de fotossíntese, que transforma o gás carbônico e água em oxigênio e carboidratos.


9 - Existem orquídeas aquáticas
Elas podem ser  terrestres, arbustivas, litófitas (crescem em pedras), pasmófitas (crescem na areia), saprófitas (crescem na turfa e em áreas com grande material em decomposição) e aquáticas (as mais raras). Existe até uma espécie subterrânea na Austrália. A maior orquídea em comprimento é a Vanilla pompona, com cerca de 20 metros. A única espécie aquática conhecida é a Habenaria repens na Costa Rica.


10 - Orquídea que fede
A espécie Pleurothallis foetens, exala um aroma bem característico se comparada a outras espécies. É encontrada na Mata Atlântica, nativa da região sudeste, em lugares sombreados e úmidos. Ela pode chegar até 30 centímetros de altura.

VERDES DO VALE
(27) 3373-3968 / (27) 99984-1105
Rua Prefeito Samuel Batista Cruz, 6656, Santa Cruz - Linhares/ES
f/verdesdovale
- De seg à sex de 8:00h às 18:00h
- Aos Sábados de 8:00h às 12:00h
CURTA NOSSA FANPAGE